top of page
Foto do escritorJosé Filho

Inep libera consulta aos locais de prova do Enem 2024

Locais de prova já disponíveis na página do participante; Enem 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro



esquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou nesta terça-feira (22) a consulta aos locais de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os participantes. O cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na página do participante e traz informações como número de inscrição, data e hora da prova — de acordo com o horário de Brasília —, e o local de prova. O cartão também especifica se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo (acesse aqui).


O Inep recomenda que os inscritos levem o cartão de confirmação nos dias de exame, que serão aplicados em 3 e 10 de novembro. O cartão pode ser acessado por meio da plataforma gov.br, bastando realizar o login. Caso o participante tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la utilizando o CPF e clicando na opção “esqueci minha senha”. A recuperação de acesso pode ser feita pelo aplicativo GOV.BR, por apps de bancos credenciados, pelo internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou via mensagem de texto (SMS).


Provas e datas

No primeiro dia do Enem, 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, 10 de novembro, os participantes farão as provas de Matemática e suas Tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada área de conhecimento contará com 45 questões.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Para a edição de 2024, o número de inscritos chegou a 5.055.699.


Cronograma

Após a aplicação das provas, os participantes que tiverem problemas de logística ou saúde poderão solicitar a reaplicação do exame até o dia 15 de novembro. A nova prova será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro.


Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 20 de novembro, permitindo que os estudantes verifiquem seus acertos preliminares. Já o resultado oficial com as notas tem previsão de publicação para o dia 13 de janeiro de 2025.


Dicas para se sair bem

Conversamos com o professor de redação Willian Wallemberg, que compartilhou cinco dicas essenciais para os participantes que desejam alcançar a nota máxima na prova de redação:


1. Estruture bem a redação

A redação é uma das partes de maior peso no Enem, e é fundamental dominar sua estrutura. O professor recomenda começar pela introdução, contextualizando o tema e apresentando a tese a ser defendida. O desenvolvimento deve ter dois parágrafos com argumentos sólidos e, na conclusão, é importante retomar a tese e propor uma solução para o problema.


2. Use dados, citações e referências

Wallemberg enfatiza que a leitura é uma ferramenta poderosa para aprimorar a escrita. Revisitar obras de filósofos, cientistas e historiadores pode ajudar a enriquecer os argumentos. Usar dados confiáveis, citações de jornais e obras acadêmicas pode valorizar o texto.


3. Mantenha-se atualizado

A leitura de notícias e o acompanhamento de eventos atuais são essenciais para ajudar na contextualização da redação. Os temas frequentemente abordam questões de direitos humanos, cidadania, meio ambiente, tecnologia e relações interpessoais.


4. Tenha uma escrita legível

Uma boa caligrafia é indispensável para garantir a clareza do texto. O professor aconselha evitar gírias, palavras rebuscadas, parágrafos muito longos e copiar trechos dos textos motivadores.


5. Pratique redação

Wallemberg recomenda treinar redações antes do exame, visando desenvolver o rascunho em 40 a 50 minutos. Ele sugere que os participantes comecem pela redação no dia da prova, enquanto ainda estão descansados.


Avaliação da redação

Os avaliadores analisam a redação com base em cinco competências, atribuindo notas que variam de 0 a 1.000 pontos. Eles observam o domínio da norma culta da língua portuguesa, a compreensão do tema, a seleção e organização de informações, o uso de mecanismos linguísticos e a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page