Elon Musk finalmente apresentou o 'Cybercab', o robotáxi da Tesla. O veículo foi projetado para ser 100% autônomo, dispensando até mesmo a necessidade de um volante, mas seu lançamento está previsto apenas para o próximo ano.
A revelação ocorreu durante o evento 'We Robot' da Tesla, nesta sexta-feira (11). O veículo foi demonstrado em vias privadas, possivelmente já mapeadas antes da exibição. No entanto, a empresa destacou que o carro não depende de mapas de alta definição para operar o Full Self-Driving (FSD), o sistema de direção autônoma.
Segundo o bilionário Elon Musk, o Cybercab entrará em produção em 2026, ou, no mais tardar, em 2027. As operações iniciais com o veículo começarão no Texas e na Califórnia, ambos nos Estados Unidos.
A proposta do Cybercab não é exatamente nova. Empresas já oferecem serviços de transporte com veículos autônomos em diversos países, e entrar nesse mercado é uma promessa antiga de Elon Musk.
Na visão de Musk, caronas totalmente autônomas podem economizar um tempo valioso para as pessoas. 'Pense no tempo acumulado que as pessoas gastam em seus carros e em quanto desse tempo poderiam recuperar para ler livros, assistir a filmes, trabalhar ou fazer qualquer outra coisa', destacou Musk.
Atualmente, empresas como Waymo e Cruise já operam carros totalmente autônomos em circulação.
Setor controversoNo início, o serviço de caronas autônomas enfrentou desafios, com veículos dessa categoria se envolvendo em diversos acidentes — alguns resultando em feridos —, além de causar engarrafamentos.
A própria Tesla tem um histórico questionável em relação à confiabilidade de seus veículos, com modelos da marca envolvidos em inúmeras ocorrências.
Antes mesmo da apresentação do Cybercab, o ex-presidente e atual candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou os carros autônomos como 'preocupantes' e afirmou que, se eleito, pretende proibir esses veículos.
ความคิดเห็น